Uma nova edição da pesquisa Cultura nas Capitais, divulgada nesta quarta-feira (26) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revelou que leitura, jogos eletrônicos e cinema são as atividades culturais mais praticadas entre os brasileiros. O estudo ouviu 19,5 mil pessoas em todas as capitais do país, entre fevereiro e maio de 2024.

Por que isso importa: A pesquisa orienta políticas públicas culturais e mostra o quanto gênero, raça e filhos impactam o acesso à cultura.

Atividades mais citadas: Leitura foi citada por 62% dos entrevistados, seguida de jogos eletrônicos (51%) e cinema (48%).

Desigualdade no acesso: Pessoas pretas se interessam mais por cultura, mas têm menos acesso. A diferença se repete entre homens e mulheres com filhos.

Destaques regionais: Porto Alegre lidera em leitura, Rio de Janeiro no cinema e Florianópolis em festas populares e visitas a museus.

Cultura e maternidade: A chegada dos filhos impacta mais as mulheres. O circo é a única atividade onde esse público participa mais que os demais.