O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que pretende taxar em 100% os filmes exibidos no país, mas produzidos no exterior. A medida foi divulgada no domingo (28), pela plataforma Truth Social.
O que ele disse: Trump afirma que a indústria está “morrendo” e que outros países atraem produções com incentivos, prejudicando Hollywood.
- “A indústria cinematográfica dos Estados Unidos está MORRENDO muito rapidamente. Outros países oferecem todo tipo de incentivo para atrair os nossos cineastas e estúdios para fora dos Estados Unidos. Hollywood e muitas outras áreas dentro do país estão sendo devastadas”, advertiu Trump.
A justificativa: Para o presidente, a situação é uma ameaça à segurança nacional. Ele acusa outras nações de agir em conjunto contra os EUA.
Quem vai aplicar: O Departamento de Comércio e o Representante de Comércio foram autorizados a implementar as tarifas. Séries de TV não foram citadas.
Relações tensas: A decisão acontece após a China anunciar que vai reduzir o número de filmes americanos exibidos no país como resposta a outras tarifas.
Confira mais conteúdo sobre o mercado de entretenimento no Canal Volts: