O Mapa dos Festivais, uma plataforma especializada em festivais de música no Brasil, lançou um novo panorama que analisa o setor no primeiro semestre de 2024. O estudo, que foi apresentado no Hacktown, festival de inovação e tecnologia realizado em Santa Rita do Sapucaí (MG), abrange 163 festivais cadastrados entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2024.

Dos festivais analisados, 143 foram realizados, 10 foram cancelados e 7 adiados, corroborando a tendência de que cancelamentos e adiamentos estão se tornando mais comuns no mercado. Acesse clicando aqui.

Ecossistema de festivais: “Em um país com festivais de música acontecendo de norte a sul, é fundamental termos dados para acompanhar o desenvolvimento e mostrar o potencial dessa indústria”, disse Juli Baldi, diretora criativa e sócia do Mapa dos Festivais.

  • O Mapa, que desde 2019 já catalogou mais de 700 festivais, atua como um recurso vital para festivais, patrocinadores e empresas do setor de entretenimento.

Desafios do setor: Apesar do sucesso de muitos festivais e turnês, Baldi alerta que a realidade é desafiadora. “O público não tem renda para bancar vários eventos, principalmente no sudeste. Com a oferta elevada, o público é pulverizado, o que pode impactar a viabilidade dos eventos.” No entanto, o levantamento revela que o mercado permanece aquecido, com 18% mais festivais realizados em comparação ao mesmo período do ano anterior. Destes, 30 festivais foram de primeira edição e 18% mais marcas investiram em eventos.

Festivais com mais atrações: O estudo também analisou 1.775 atrações que compuseram os line-ups dos festivais. Este número representa um crescimento de 19% em relação ao primeiro semestre de 2023, indicando uma demanda crescente por experiências musicais. Artistas como Dennis DJ, Veigh, Fresno, WIU e Paralamas do Sucesso se destacaram, com uma média de 9 shows cada. Além disso, artistas que não se apresentaram em 2023, como Henry Freitas, Djavan, Rubel, Gustavo Mioto e Lulu Santos, retornaram com força em 2024.

  • Os festivais multigêneros continuam a dominar o cenário, seguidos por festivais de rock, que tiveram um crescimento impressionante de 79% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Futuro do setor: Panorama 2024/1 é uma prévia do que será a pesquisa completa, a ser lançada em janeiro de 2025, que incluirá dados abrangentes e comparações com 2023. Juli Baldi afirmou: “Essa pesquisa é apenas uma amostra do que será a pesquisa completa sobre 2024, que trará dados do ano inteiro e insights valiosos.”